Pastoral da Juventude do Meio Popular

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

4º Congresso Nacional da PJMP



A PJMP da diocese de Ruy Barbosa marcou presença em massa no IV Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do meio Popular realizado em Recife - Pernambuco nos dias 14 a 19 de Janeiro de 2014.  Nossa delegação contou com 61 jovens, sendo eles das cidades de: Mairi, Baixa Grande, Várzea do Poço, Macajuba, Tapiramutá, Itaberaba, Piritiba, Ipirá, Nova Redenção e  Serrolândia (convidada).
O IV Congresso Nacional da PJMP teve como tema: PJMP : Terra Fértil, Canto Forte!  e Lema: "Sem Arriscar, não vivemos a esperança".



No Congresso aconteceram conferências, palestras e oficinas e foram tratados assuntos ligados às lutas das pastorais, como fé, bandeiras de luta, juventude, inclusão social e combate à violência. As artes também estiveram representadas, com momentos dedicados ao teatro, danças populares, artesanato e outras formas de expressão.


Paralelo ao 4º Congresso Nacional na PJMP, que comemorava 35 anos estava sendo realizado o 3º Congresso nacional PJR, criada há 30 anos. Os dois eventos foram distintos, mas contaram com pontos em comum. O primeiro foi a missa de abertura, celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido terça-feira (14).
Na sexta-feira (17), foi realizada a Marcha das Juventude do Campo e da Cidade. O grupo ficou concentrado no Colégio Nóbrega (Congresso da PJMP) a partir das 14h. Em seguida, saíram em direção ao Parque do Cordeiro (Congresso da PJR).

 
A Romaria da Juventude encerrou o IV Congresso Nacional da PJMP, à meia-noite do sábado (18), saindo do Santuário de Fátima onde aconteceu uma celebração, até a Igreja da Sé, em Olinda. Lá, os participantes visitaram os túmulos de Dom Helder Câmara, Padre Henrique e Dom Lamartine, que foram os homenageados no evento.