Pastoral da Juventude do Meio Popular

terça-feira, 31 de julho de 2012

Se é pra ir a luta, eu vou, se é pra tá presente, eu tô



Se é pra ir a luta, eu vou
Se é pra tá presente, eu tô
Pois na vida da gente o que vale é o amor

É que a gente junto vai
Reacender estrelas vai
Replantar nosso sonho em cada coração
Enquanto não chegar o dia
Enquanto persiste a agonia
A gente ensaia o baião
Lauê, lauê, lauê, lauê

É que a gente junto vai
Reabrindo caminhos vai
Alargando a avenida pra festa geral
Enquanto não chega a vitória
A gente refaz a história
Pro que há de ser afinal
Lauê, lauê, lauê, lauê

É que a gente junto vai
Vai pra rua de novo, vai
Levantar a bandeira do sonho maior
Enquanto eles mandam, não importa
A gente vai abrindo a porta
Quem vai rir depois, ri melhor
Lauê, lauê, lauê, lauê
                                   (Zé Vicente)

Semana do estudante 2012


É com imensa alegria que as Pastorais da Juventude - Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude (PJ) e Pastoral da Juventude do Meio Popular apresentam o subsídio e cartaz da Semana do Estudante 2012.
A partir do Tema: "Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor", do lema " No caminho da história, a opção por uma educação libertadora" e iluminados pela passagem dos Discípulos de Emaús em Lucas 24, 13-35 sonhamos que cada jovem retome o debate sobre a educação brasileira, relembrando valores essenciais para nós que acreditamos em uma educação que aceite a pluralidade e as nossas experiências, que tenha um caráter libertador e que leve e consideração o/a estudante como protagonista de sua história.


Questionar-se, debater esta realidade do ensino brasileiro, visando sempre a transformação social, é também propagar a Boa Nova utilizando a pedagogia que Jesus Cristo utilizou e que nós percebemos como cerne da nossa missão evangelizadora enquanto discípulos/as e missionários/as d'Ele. Desejamos a cada um/a, uma ótima Semana do/a Estudante, repleta de debates, ações e frutos! Que esta décima edição seja um marco para um debate tão importante que é a educação e que de fato, seja uma maneira de reafirmar a importância de uma educação integral e libertadora.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Campanha contra Violência e o Extermínio de Jovens


Como forma de chamar a atenção para a violência contra jovens, as Pastorais da Juventude e Universitária da Arquidiocese de Feira de Santana, na Bahia, promoverão, no próximo dia 19, o 1° Seminário da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento está marcado para começar às 8h no auditório 2 da Universidade Estadual do município baiano. As inscrições podem ser feitas pela internet.
De acordo com Erik Nascimento, coordenador da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Feira de Santana, a ideia do encontro é discutir sobre a violência e divulgar as ações da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Para isso, os/as participantes serão apresentados/as à Campanha e discutirão sobre os tipos de violência contra jovens mulheres, negro/as e juventude rural.
O seminário ainda promoverá discussões sobre segurança pública e painéis de "Experiências de movimentos de ações contra a violência”. A expectativa de Erik é que o evento reúna cerca de cem pessoas, entre jovens, universitários/as, integrantes de pastorais e organizações sociais. O evento, de acordo com ele, ainda contará com a presença do coordenador da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, e de representantes do Conselho Estadual de Juventude e da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Juventude.
O coordenador da PJ de Feira de Santana explica que a intenção é que sejam formulados posicionamentos da juventude sobre o assunto a partir das discussões das mesas de debate. "Queremos debater o porquê dessa violência e como enfrentar”, comenta, destacando o aumento da violência na região e ressaltando a maior vulnerabilidade de jovens negros/as e mulheres.
Violência em números
 Dados do Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari, apontam que Feira de Santana registrou, em 2010, 342 homicídios, o que deixou a cidade em 24° lugar na lista estadual de municípios com mais de 10 mil habitantes com maiores índices de assassinato na Bahia. No ranking nacional, a cidade aparece na posição 152.
Em âmbito nacional, o estado da Bahia aparece em 7° lugar nos estados com mais altos índices de homicídios. Segundo o estudo, a Bahia registrou, em 2010, 2.215 assassinatos de jovens de 15 a 24 anos de idade.
Mais informações nos blogs da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária de Feira de Santana ou no Facebook do evento.

Encontro de Jovens da PJMP

A coordenação da PJMP de Mairi, realizou no dia 08 de julho de 2012 um encontro de jovens na comunidade de Barretos, Setor Boa Paz.
O encontro teve inicio às 8:00hrs e terminou às 16:00hrs, teve como principal objetivo motivar os jovens a seguirem o caminho de "Cristo", firmes na fé e na esperança de um mundo mais justo.





.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dia Nacional de Oração (DNO)


O DNO (Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular) foi aprovado na 13ª ANPJMP (Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - 2005), com o objetivo de fazer memória e favorecer a mística e a espiritualidade da PJMP. Hoje, reafirmamos o objetivo da sua criação através da tríade: CELEBRAR, AFIRMAR e ANIMAR, que representa o objetivo geral do DNO.

Parabéns para todos nós! 34 anos de fé e vida no meio popular.