Pastoral da Juventude do Meio Popular

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi dos Palmares


Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

  


Dia da Consciência NEGRA




O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Assembléia Diocesana da PJMP



No ultimo final de semana, 09 a 11 de novembro, aconteceu no CTL de Baixa Grande a assembleia diocesana da PJMP, estiveram presentes jovens das paróquias dos zonais I, II e III : Itaberaba, Utinga,Bonito, Andaraí, Wagner, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Miguel Calmon, Ipirá, Macajuba, Baixa Grande, Várzea do Poço e Mairi, contamos ainda com a presença das Imãs Lucia, Lilian, Edenilse, Mirian, Jacira, Lorrayne e do  Pe. Luis Gibellini. O principal objetivo da assembleia foi trabalhar na linha de raciocínio do ver, julgar e agir, avaliando 2012 e planejando 2013, tendo em vista a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude.
A assembleia iniciou-se na sexta – feira, por volta das 19:00 h e teve fim no domingo 12:00 h.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DNJ 2012 ZONAL I

O Dia Nacional da Juventude do Zonal I, foi realizado na cidade de Itaberaba, o evento teve inicio às 08:00 horas e termino às 17:00. Movida a muita reza, muita luta e muita festa a juventude mostrou-se presente.




















DNJ 2012 - ZONAIS II e III



Apoiado pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, O Dia Nacional da Juventude-DNJ 2012 dos Zonais II e III, foi celebrado e comemorado com muita alegria, dinamismo e reflexão por centenas de jovens neste domingo 28 de outubro, no Ginásio de Espores de Mairi, com tema: Juventude e Vida e Lema: Qual vida vale a pena ser vivida? Evento Organizado pela Coordenação da PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular do Zonal III e local. Onde participaram jovens de todas as 12 (doze) paróquias ou cidades que compõe o Zonal II e III Macajuba, Ipirá, Pintadas, Baixa Grande, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Mairi, Mundo Novo, Piritiba, Miguel Calmon, Tapiramutá e Jequitibá, também a participação de Ruy Barbosa do Zonal I.
Iniciou às 08:00 horas com uma concentração em frente a Igreja Matriz , de lá saíram em caminhada até o local do evento, onde aconteceu a abertura feita pela Paróquia de Ipirá, em seguida a Missa presidida pelo Bispo Dom Andre e concelebrada pelos padres de Mairi, Baixa Grande e Feira de Santana. O Bispo Dom Andre, em sua homilia falou ressaltou o Ano da Fé e a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013.
À tarde foram várias e bonitas apresentações de: Teatro, Dança, Poesia, Cordel, Repente e Música todas ligadas ao tema do DNJ, que fiz o publico refletirem sobre a vida da juventude. Encerrando com o Show do Izael de Paulo Afonso-Ba, um belíssimo Show tocando vários estilos pop, axé, xote, religioso entre outros, que fez não só a juventude dançar, mas também, todo o publico presente neste grande dia.
Este foi o 27º DNJ, celebrado com muita Reza, muita Luta e Festa, pela Juventude, aconte sempre no ultimo domingo de Outubro em todo Brasil. A cada ano o DNJ é realizado em uma Paróquia do Zonal, este foi o 2º a ser realizado em Mairi, em 2013, Ano da Juventude, será mais uma vez de Baixa Grande.














Veja mais fotos:
> Concentração na Praça da Matriz e caminhada até o ginásio
> Missa
> Apresentações Culturais
> Show com Izael de Paulo Afonso
> Galera

sábado, 15 de setembro de 2012

Show de Zé Vicente em Ipirá



Sandoval e Zé Vicente






O cantor Zé Vicente, um dos grandes nomes da música católica, fez um grande show na noite desta sexta-feira (14/09) na cidade de Ipirá, na praça Roberto Cintra, ao lado da Igreja Matriz, no centro de Ipirá, o show que foi organizado pela Paróquia Nossa Senhora Santana de Ipirá, começou por volta da 20:00 horas e teve aproximadamente duas horas de duração.
A galera da PJMP da Diocese de Ruy Barbosa, marcou presença, dançando, cantando e se emocionando com as belas canções de Zé Vicente. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

2ª Etapa de Formação de "Fé e Politica"








Nos dias 07 a 09/09  tivemos no CTL de Baixa Grande a 2º etapa da Formação Fé e Política. No nível concreto, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas rodas: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade. A fé inclui a política, quer dizer, um cristão, pelo fato de ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-estar social; também deve optar por programas e pessoas que se aproximem o mais possível àquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus na história. Logo na sexta –feira tivemos a Missa na Matriz celebrando  com enfoque no Grito dos Excluídos; Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população'. pois era 7 de setembro  já e o sábado  e domingo  ficou por conta do Intermediar Antônio Reis que é :Educacador  popular, social e cooperativista,teólogo....,nesse analisamos a Fé e Política de uma maneira geral englobando o todo e  enfocando cada parte que forma esse todo,numa visão holística... ‘’A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto.’’ Mas a fé transcende a política, porque a fé se refere também à vida eterna, à ressurreição da carne, à transformação do universo, coisa que nenhuma política social e nenhum partido ou Estado podem prometer. Nós queremos uma sociedade justa e fraterna e ao mesmo tempo queremos a ressurreição da carne e a vida sem fim e feliz por todo o sempre. Mas a fé não é somente boa ao nos apresentar uma promessa, é boa também para inspirar uma sociedade humana, justa e tolerante.
Sendo assim vimos de maneira especificada a sociedade em que vivemos e qual o nosso papel enquanto seres sociáveis e interacionados com o meio; a nossa realidade enquanto cidadão e cidadãs  pensantes,democráticas e  acima de tudo Cristãs e cristãs.
Confira aqui todas as fotos